Desvio do Septo Nasal

 

Desvio do Septo Nasal

 

 

O septo nasal é a parede que separa a cavidade nasal em duas. Ele é composto de uma estrutura central, coberta por mucosa respiratória de ambos lados. A porção mais anterior do septo é mais flexível graças a sua composição cartilaginosa, o que permite o nariz funcionar como um "protetor da face". A extensão interna ou posterior do septo é basicamente composta por osso. O septo nasal "ideal" é o septo reto, sem curvaturas ou protuberâncias de ambos os lados.

 

SINAIS E SINTOMAS DO  DESVIO DO SEPTO NASAL

 

  • Obstrução nasal uni ou bilateral
  • Hipersecreção nasal
  • Sangramentos freqüentes
  • Sinusites de repetição
  • Dores faciais, cefaléia
  • Ruído respiratório ou ronco noturno

 

Estima-se porém que 80% dos septos nasais não são em linha reta, na maioria das vezes sem conseqüências para o paciente. Chamamos de desvio do septo nasal aqueles casos em que o septo está muito fora da linha média, trazendo sinais e sintomas para o paciente. A principal causa do desvio do septo nasal é o trauma, embora muitas vezes ele apareça durante o crescimento da face, entre a infância e a adolescência.  

O sintoma mais comum do desvio de septo é a dificuldade de respirar pelo nariz, mas também costuma ocorrer, coriza, dores faciais, sinusites, sangramentos nasais etc. Os sintomas são normalmente piores em um dos lados.

A Septoplastia é a cirurgia usada para corrigir os desvios do septo nasal. Sempre que possível aguardamos os 17 ou 18 anos de idade para efetuar a septoplastia pois nas crianças as cartilagens nasais ainda estão em crescimento. Em raros casos porém, a cirurgia não pode ser adiada.