Rinite Vasomotora

Rinite Vasomotora

 

O termo "rinite" significa inflamação da mucosa nasal. Já "vasomotora" significa uma alteração dos vasos sanguíneos (artéria e veias) que estão presentes em abundância na mucosa dos cornetos nasais (Fig.). Tais vasos sofrem dois fenômenos opostos chamados constrição (ou vasoconstrição) e dilatação (ou vasodilatação) que significam diminuição e aumento do calibre desses vasos, respectivamente. Em situações normais, os vasos encontram-se num estado intermediário entre as duas situações. Frente a estímulos diversos, como exercícios físicos, ingestão de drogas ou medicações, exposição ao frio etc, há uma tendência a predominância da vasodilatação (que leva a obstrução nasal) ou a vasoconstrição (levando a uma respiração mais livre).

 

Dois exemplos:

  • Quando praticamos exercícios físicos, há a liberação de adrenalina em nossa corrente sanguínea que atua como vasoconstritora, tornando nossa respiração mais eficaz.
  • Quando estamos resfriados, a inflamação causada pela infecção viral em nosso organismo, leva a vasodilatação, causando obstrução nasal.

Além de alergias e infecções, outros fatores podem levar a dilatação dos vasos sanguíneos, causando a rinite vasomotora. Estas fatores podem ser psicológicos, problemas hormonais, gravidez, medicamentos, cigarro, dentre outros.

Nos estágios iniciais deste problema a obstrução nasal é leve e temporária, bastando-se a remoção da causa para que melhora a respiração.  Entretanto, quando o estímulo causador do problema persiste por muito tempo, os vasos perdem a capacidade de constrição, como se fosse varizes. Assim quando a pessoa se deita eles se enchem, causando obstrução. Neste casos, pode ser necessário o tratamento cirúrgico (dito, turbinectomia) para alívio completo dos sintomas.